27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:32
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Israel ataca posições do Hamas em Rafah e Jabalia na Faixa de Gaza

Forças israelenses lançam ofensivas contra o grupo islâmico Hamas em cidades da Faixa de Gaza.

Rafah, Faixa de Gaza – 13 de maio de 2024 – Forças israelenses relataram ter realizado ataques contra o grupo terrorista islâmico Hamas na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e em uma área ao norte da região.

O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou no sábado (11), que suas forças “eliminaram dezenas de terroristas” e “expuseram vastas quantidades de armas” em suas operações em Rafah.

Mais de 1 milhão de pessoas deslocadas estão buscando abrigo na cidade.

Hagari também disse que as operações de Israel contra o Hamas em Rafah “permanecem limitadas em escopo” e “evitaram áreas densamente povoadas”.

O porta-voz enfatizou que, antes das operações, o exército israelense havia instado as pessoas em Rafah a se mover temporariamente para o que ele chama de “áreas humanitárias” ao longo da costa.

O exército também revelou no sábado que estava conduzindo ataques em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, afirmando que o Hamas está tentando se reagrupar lá. Forças israelenses haviam afirmado anteriormente ter colocado o norte de Gaza sob controle.

Disseram que pediram aos moradores da área que evacuassem para a Cidade de Gaza. A população atual de Jabalia é estimada em cerca de 150.000 pessoas.

Terroristas do Hamas em Gaza afirmaram no domingo (12), que 35.034 pessoas foram mortas no enclave desde o início do conflito entre Israel e Hamas em outubro.