25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-ministro do Japão Kishida e presidente sul-coreano Yoon realizam conversações bilaterais em Seul

Líderes concordam em acelerar melhoria das relações bilaterais visando 60 anos de laços diplomáticos.

Seul, Coreia do Sul, 27 de maio de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, realizaram conversas bilaterais em Seul no domingo (26). Acredita-se que eles concordaram em acelerar a melhoria das relações bilaterais, tendo em mente que o próximo ano marcará o 60º aniversário da normalização dos laços diplomáticos.

O encontro ocorreu no escritório presidencial, antes de uma cúpula trilateral que incluirá o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Cooperação para Indo-Pacífico livre e aberto
Kishida abriu o encontro dizendo estar satisfeito por ter a oportunidade de se comunicar de perto com Yoon e que deseja continuar a diplomacia de vai-e-vem com base em uma relação de confiança.

Kishida disse querer alcançar uma cooperação bilateral mais estreita para manter e fortalecer um Indo-Pacífico livre e aberto e lidar efetivamente com questões globais em um momento em que a comunidade internacional está em um ponto de virada histórico.

Yoon disse estar satisfeito por ver que os frutos da melhoria nos laços bilaterais estão se acumulando gradualmente.

60 anos de relações diplomáticas
Ele afirmou esperar trabalhar juntos para preparar um avanço histórico nas relações bilaterais quando os dois países marcarem o 60º aniversário da normalização das relações diplomáticas.

Acredita-se que os dois líderes confirmaram que seus países ampliarão os intercâmbios de jovens.

Eles também teriam concordado em fortalecer a cooperação para lidar com o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, e avançar ainda mais a relação trilateral entre Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.