26.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:00
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente sul-coreano foca na promoção de laços bilaterais com o Japão

Yoon Suk-yeol expressa intenção de melhorar relações em coletiva de imprensa.

Seul, Coreia do Sul – 10 de maio de 2024 (Reuters) – O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol destacou nesta quinta-feira sua intenção de continuar promovendo melhores relações com o Japão, em uma coletiva de imprensa realizada um dia antes de marcar dois anos no cargo.

Yoon mencionou os laços bilaterais durante a conferência, afirmando que os dois países devem suportar o que for necessário e avançar na direção certa, reconhecendo ao mesmo tempo que várias questões pendentes e históricas podem representar obstáculos.

Afirmou que, ele e o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio compartilham um sentimento de confiança mútua e o desejo de melhorar os laços bilaterais.

A oposição sul-coreana manteve sua maioria na eleição geral do mês passado. Alguns afirmaram que isso poderia levar a pedidos mais fortes no parlamento para revisar a política do país em relação ao Japão.

Yoon também destacou a baixa taxa de fertilidade da Coreia do Sul como uma emergência nacional e anunciou planos para criar um novo ministério para lidar com o problema.

A coletiva de imprensa presidencial foi a primeira realizada por Yoon desde agosto de 2022, quando ele completou seus primeiros 100 dias no cargo.

Alguns observadores atribuíram a derrota avassaladora do partido governante no mês passado ao estilo arbitrário de governança de Yoon.

Yoon provavelmente viu a coletiva de imprensa desta quinta-feira (9), como uma oportunidade de apresentar os planos de seu governo a um amplo público.