27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filipinas, EUA e Austrália afundam navio inimigo fictício no Mar do Sul da China

Exercício militar conjunto visa promover estabilidade na região e enviar mensagem de dissuasão.

Manila, Filipinas – 10 de maio de 2024 (AFP) – Tropas militares das Filipinas, Estados Unidos e Austrália realizaram um exercício conjunto no Mar do Sul da China, onde afundaram um navio inimigo fictício em uma simulação de conflito na região.

O exercício, realizado na quarta-feira (8), viu as forças conjuntas lançarem uma série de foguetes de alta precisão, tiros de artilharia e ataques aéreos. Eles também afundaram um navio inimigo fictício, um tanque desativado fabricado na China, que se aproximava do território filipino.

O treinamento foi conduzido ao largo da província de Ilocos Norte como parte do exercício anual “Balikatan” entre as Filipinas e os Estados Unidos, que começou em 22 de abril. A Força Aérea Australiana também participou do treinamento de quarta-feira.

Durante o exercício de duas horas, a fragata principal da Marinha filipina lançou um míssil de cruzeiro anti-navio pela primeira vez. Manila adquiriu o sistema de mísseis da Coreia do Sul há três anos como parte do programa de modernização militar.

Um oficial filipino afirmou que o exercício visa enviar uma mensagem de dissuasão enquanto promove a paz e estabilidade na região.

O treinamento ocorre em um momento em que Pequim está aumentando suas atividades no disputado Mar do Sul da China. No incidente mais recente no mês passado, Manila relatou que navios da guarda costeira chinesa dispararam canhões de água contra embarcações filipinas, causando danos.