27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:50
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Homem cai em golpe de investimento de mais de US$ 1,4 milhão em redes sociais

Caso destaca preocupação crescente com fraudes online envolvendo celebridades.

Osaka, Japão – 10 de maio de 2024 (Kyodo News) – Um homem, na região oeste do Japão, foi enganado em mais de 220 milhões de ienes, aproximadamente 1,4 milhão de dólares, em um esquema fraudulento de investimento em redes sociais. O caso é um entre muitos envolvendo golpes online por fraudadores que se passam por celebridades.

De acordo com a polícia, o presidente de uma empresa, na casa dos 70 anos, na província de Osaka, estava navegando em sites relacionados a investimentos em seu smartphone em fevereiro, quando encontrou um anúncio falso com o empreendedor Horie Takafumi.

O homem clicou no anúncio e foi levado para uma sala de bate-papo do aplicativo de mensagens LINE, administrada por alguém se passando por Horie.

Ele recebeu uma mensagem encorajando-o a investir em prata, com um retorno esperado de mais de 640 mil dólares.

O homem foi instruído a realizar ordens de compra por meio de um site de negociação de futuros de prata quando os preços caíssem.

Ele acabou transferindo para contas designadas mais de 1,4 milhão de dólares em cerca de dois meses.

O homem percebeu que foi enganado após perder contato com o consultor.

As mensagens que ele recebeu incluíam uma com uma voz que soava como a de Horie.

A polícia suspeita que a mensagem possa ter sido criada usando inteligência artificial.

Eles dizem que anúncios de investimento online falsos feitos por pessoas se passando por celebridades têm sido frequentes no Japão. Eles acrescentam que os danos causados por tais fraudes na província de Osaka neste ano totalizaram cerca de 10,9 milhões de dólares.