Manila, Filipinas – 14 de maio de 2024 – As autoridades de Manila informam ter enviado uma embarcação de patrulha para conter Pequim na construção de uma ilha em uma área controversa no Mar do Sul da China.
Um porta-voz da Guarda Costeira das Filipinas disse que encontraram corais esmagados empilhados no leito marinho no banco de Sabina, nas Ilhas Spratly. Ele afirmou ser altamente provável que a China tenha despejado o material como aterro.
Imagens capturadas pela guarda costeira em águas rasas no banco mostram um grande monte branco no fundo do mar. É visivelmente mais claro que o recife circundante. A guarda costeira afirma que navios chineses estiveram presentes na área.
O banco está a 140 quilômetros da ilha filipina de Palawan, bem dentro da zona econômica exclusiva do país. O ministério das Relações Exteriores da China rejeitou a alegação de Manila, chamando-a de “sem fundamento e fabricada”. Ele afirmou que as Filipinas “repetidamente espalharam rumores e deliberadamente difamaram a China na vã tentativa de enganar a comunidade internacional”.
Manila disse em março que encontrou Pequim realizando trabalhos de recuperação semelhantes em outra área do Mar do Sul da China.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am