Havaí, EUA, 4 de maio de 2024 – Os chefes de defesa do Japão e das Filipinas concordaram em trabalhar juntos em direção à assinatura precoce de um acordo que facilitaria exercícios conjuntos entre as Forças de Autodefesa do Japão e o exército filipino.
O ministro da Defesa japonês, Kihara Minoru, se encontrou com o secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, no Havaí na sexta-feira.
Eles discutiram a situação no Mar da China Meridional, onde a China está se tornando cada vez mais assertiva. Eles também reafirmaram a importância de realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
O Acordo de Acesso Recíproco é projetado para arranjar detalhes de exercícios conjuntos, como o manuseio de armas e munições.
Tóquio e Manila têm aumentado a cooperação em segurança nos últimos anos, incluindo a assinatura de um acordo para o Japão exportar radares de vigilância para as Filipinas.
Os chefes de defesa concordaram em promover ainda mais a cooperação e trocas em diversos campos.
Kihara falou com repórteres após completar uma série de conversas no Havaí, incluindo uma reunião com Teodoro e os chefes de defesa dos Estados Unidos e da Austrália.
Ele disse acreditar que construir e expandir uma rede em várias camadas entre aliados e nações com mentalidade semelhante ajudará a aumentar as capacidades de dissuasão e resposta. Ele também disse que essas reuniões forneceram uma pedra fundamental importante para avançar para uma nova etapa.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















