27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente paraguaio espera aumentar exportações para o Japão em prol da segurança alimentar

Presidente Santiago Pena busca fortalecer laços com o Japão e destaca potencial exportador do Paraguai.

Asunción, Paraguai, 4 de maio de 2024 – O presidente Santiago Pena do Paraguai disse à NHK que seu país pode oferecer a segurança alimentar que o mundo precisa.

Antes de seu encontro com o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio, que está visitando a capital do país, Asunción, Pena expressou sua esperança de que a reunião ajude a promover a compreensão do Japão sobre o potencial do Paraguai.

Ele afirmou que seu país é um dos principais exportadores de carne do mundo e que seria muito interessante se as negociações pudessem acelerar o acesso mais amplo ao mercado de produtos agrícolas do Japão, incluindo carne.

Ele acrescentou que o Paraguai tem solicitado mais acesso ao mercado há muitos anos.

No front diplomático, Pena falou sobre o fortalecimento das relações com o Japão e Taiwan.

O Paraguai é o único país na América do Sul que mantém relações diplomáticas com Taiwan.

Ele disse que Taiwan tem enfrentado assédio da China. Ele acrescentou que tal adversidade tem sido, ao contrário, uma força para Taiwan se tornar uma potência mundial em tecnologia, como na produção de semicondutores.

O presidente enfatizou que a relação com o Japão, com o qual seu país compartilha princípios e valores democráticos, pode ajudar. Ele acrescentou que, ao ajudar o Paraguai, essa relação também está ajudando Taiwan.