Okayama, Japão, 27 de maio de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako do Japão visitaram uma comunidade no oeste do país que foi devastada por fortes chuvas há seis anos.
O casal imperial participou de uma cerimônia de plantio de árvores em Okayama no domingo (26) pela manhã e visitou o distrito de Mabi, em Kurashiki, à tarde.
Área atingida por enchentes em 2018
Cerca de 30% do distrito de Mabi foi inundado, deixando 74 pessoas mortas, incluindo algumas que morreram por causas relacionadas ao desastre.
O Imperador e a Imperatriz visitaram um parque construído às margens do rio Oda como símbolo da recuperação. As chuvas romperam o dique do rio, inundando a comunidade.
A prefeita de Kurashiki, Kaori Ito, explicou que a maioria dos moradores retornou após os diques serem reforçados e as casas reconstruídas em terrenos elevados.
O casal imperial curvou-se profundamente em direção à área residencial onde a reconstrução está em andamento..
Conversa com moradores
Eles conversaram com três moradores que vivenciaram o desastre.
Motofumi Takatsuki disse que contou ao casal que um festival local foi retomado, para a alegria de toda a comunidade. Ele disse que a Imperatriz respondeu: “Isso é realmente maravilhoso”.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am