Washington, EUA – 15 de maio de 2024 – A agência de notícias Reuters informou que as marinhas dos Estados Unidos e de Taiwan realizaram exercícios conjuntos no Pacífico Ocidental em abril. A notícia, divulgada nesta terça-feira (14), citou quatro fontes que confirmaram a realização dos exercícios não divulgados publicamente.
De acordo com uma das fontes, os exercícios, que duraram vários dias, foram denominados “encontros marítimos não planejados” e envolveram cerca de meia dúzia de navios, incluindo fragatas e embarcações de abastecimento. Esses exercícios foram projetados para praticar operações básicas, como comunicações, reabastecimento e reaprovisionamento.
O porta-voz do ministério da defesa de Taiwan, Sun Li-fang, afirmou na terça-feira que a marinha taiwanesa realizou exercícios de rotina em conformidade com o código para encontros não planejados no mar. Embora tenha se recusado a confirmar os detalhes, Sun não negou o relatório sobre os exercícios conjuntos com a marinha dos EUA.
Os comentários do porta-voz parecem direcionados a enviar uma mensagem à China, que vem intensificando a pressão militar sobre Taiwan, sugerindo uma colaboração com as forças dos EUA.
Esses exercícios conjuntos destacam a crescente cooperação militar entre os Estados Unidos e Taiwan em meio a um cenário de tensões regionais. A movimentação pode ser vista como uma resposta estratégica à presença militar chinesa cada vez mais assertiva na região.
- Vance defende acusações de Trump sobre imigrantes - 16 de setembro de 2024 11:34 am
- Japão: 3º menor gasto em educação entre países da OCDE - 16 de setembro de 2024 8:45 am
- Japão celebra Dia do Respeito aos Idosos neste 16 de setembro - 16 de setembro de 2024 8:15 am