15 C
Kóka
sábado, 2024/07/27  2:44
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-Ministro do Japão planeja participar da conferência de paz da Ucrânia na Suíça

Kishida pretende reforçar o apoio do Japão à Ucrânia e a união dos países em busca da paz no conflito.

Tóquio, Japão – 10 de maio de 2024 (NHK) – O Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, está planejando participar de uma conferência internacional na Suíça no próximo mês para discutir um processo de paz para a Ucrânia, segundo fontes do governo.

Kishida deve prometer o contínuo apoio do Japão à Ucrânia e confirmar a unidade dos países que esperam realizar a paz.

O governo suíço anunciou no início deste mês que realizará a Cúpula pela Paz na Ucrânia, no resort Burgenstock, nos dias 15 e 16 de junho, em meio à prolongada invasão da Rússia na Ucrânia.

Foi dito que os participantes discutirão um plano de paz defendido pela Ucrânia e outras propostas. Kyiv apresentou uma fórmula de paz de 10 pontos que inclui a retirada das tropas russas e a restauração da integridade territorial da Ucrânia.

O governo suíço disse ter convidado mais de 160 delegações de todo o mundo.

Fontes do governo japonês afirmam que Kishida está planejando visitar o resort Burgenstock em resposta ao convite.

O Secretário-Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, disse na quinta-feira (9), que a conferência é importante para a comunidade internacional mostrar seu apoio aos esforços da Ucrânia por uma paz justa e duradoura.

Na reunião, Kishida deve enfatizar os compromissos inabaláveis do Japão em ajudar a Ucrânia e manter as sanções contra a Rússia.

Antes de sua visita à Suíça, Kishida planeja participar da cúpula do Grupo dos Sete programada para abrir na Itália em 13 de junho.