Fukushima, Japão, 19 de abril de 2024 – A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi deu início à quinta rodada da liberação de água tratada e diluída no oceano.
A Tokyo Electric Power Company iniciou a descarga pouco depois das 11h da manhã de sexta-feira (19).
O plano é liberar cerca de 7.800 toneladas de água até o início de maio.
A usina de Fukushima Daiichi sofreu um triplo derretimento no terremoto e tsunami de 2011.
A água usada para resfriar o combustível derretido tem se misturado com chuva e água subterrânea infiltrando-se nos edifícios dos reatores danificados. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. A água tratada está sendo armazenada em mais de 1.000 tanques na usina.
Antes de liberar a água tratada no oceano, a empresa a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível orientador da Organização Mundial da Saúde para água potável.
A TEPCO iniciou a primeira rodada de descarga de água em agosto do ano passado. Um total de 31.145 toneladas de água tratada e diluída foi liberado em quatro rodadas até março.
Essas quatro rodadas anteriores foram concluídas sem grandes problemas, e os níveis de trítio na água do mar coletada ao redor da usina permaneceram muito abaixo do limite no qual a TEPCO decidirá voluntariamente interromper a liberação.
Para o ano fiscal de 2024, que começou em abril, a empresa planeja realizar um total de sete liberações, com seis de abril a outubro e uma de fevereiro a março, totalizando aproximadamente 54.600 toneladas de água.
- Fuji TV adota medidas após escândalo de assédio sexual - 1 de maio de 2025 4:26 am
- Fuzileiro dos EUA é indiciado por agressão sexual em Okinawa - 1 de maio de 2025 4:08 am
- Coreia do Norte testa mísseis em novo tipo de destróier - 1 de maio de 2025 3:15 am