11.1 C
Kóka
domingo, 2024/05/19  10:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Norte critica enviada dos EUA às Nações Unidas por visitar Japão e Coreia do Sul

Vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano denuncia a visita da embaixadora dos EUA à ONU ao Japão e Coreia do Sul para discutir monitoramento de sanções contra a Coreia do Norte.

Pyongyang, Coreia do Norte, 19 de abril de 2024 – O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kim Son Gyong, denunciou a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas por visitar o Japão e a Coreia do Sul para discutir como continuar monitorando as sanções contra a Coreia do Norte.

Kim Son Gyong, vice-ministro das Relações Exteriores para organizações internacionais, divulgou uma declaração na sexta-feira (19), através da agência de notícias estatal Korean Central News Agency.

A declaração diz que a visita à Ásia da embaixadora dos EUA, Linda Thomas-Greenfield, é “nada mais do que uma viagem de mendicância de um perdedor para revitalizar as sanções ilegais enfraquecidas… com a ajuda de aliados inferiores”.

A declaração observa que uma questão mais urgente para os diplomatas americanos agora é resolver a situação piorando no Oriente Médio.

Diz ainda que a arena diplomática onde Thomas-Greenfield “pode exibir adequadamente sua habilidade diplomática e qualificações nunca é a península coreana, mas sim em algum lugar do continente e do oceano.”

O mandato de um painel de especialistas das Nações Unidas monitorando a implementação das sanções à Coreia do Norte está previsto para expirar no final deste mês. A Rússia vetou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que prorrogaria o mandato.

Thomas-Greenfield visitou Seul antes de chegar a Tóquio esta semana. Ela afirma que os Estados Unidos estão trabalhando com Japão, Coreia do Sul e outros países com mentalidade semelhante para desenvolver um mecanismo alternativo de monitoramento.