Pequim, China, 2 de abril de 2024 (Xinhua) – O ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, realizou sua primeira viagem internacional como presidente eleito para se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, para discutir o fortalecimento dos laços bilaterais entre os dois países.
Prabowo foi convidado por Xi para visitar a China após vencer as eleições presidenciais de fevereiro. O presidente eleito se encontrou com Xi na segunda-feira (1).
O ministério da defesa da Indonésia citou Prabowo afirmando a Xi que, no que diz respeito à cooperação em defesa, ele considera a China como um dos principais parceiros na garantia da paz e estabilidade regional.
Xi parabenizou Prabowo pela vitória nas eleições, segundo o ministério das Relações Exteriores da China. Xi disse que a China e a Indonésia são representantes de grandes países em desenvolvimento e mercados emergentes e que devem se apoiar mutuamente na defesa de sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento.
Xi disse a Prabowo que Pequim está disposta a continuar a aprofundar a cooperação marítima com a Indonésia. A China tem estado envolvida em disputas territoriais no Mar da China Meridional com alguns membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
A China aparentemente está buscando aumentar sua influência regional ao mostrar sua disposição em valorizar as relações com a Indonésia, um importante estado membro da ASEAN.
Prabowo está programado para visitar o Japão nesta terça-feira (2). Estão sendo feitos arranjos para uma reunião com o primeiro-ministro Kishida Fumio.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am