5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:17
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Kishida e Biden discutirão operações de comando das Forças de Autodefesa do Japão e militares dos EUA

Primeiro-ministro japonês e presidente dos EUA planejam abordar a coordenação das operações de comando entre as Forças de Autodefesa do Japão e as tropas americanas durante encontro oficial.

Tóquio, Japão, 2 de abril de 2024 (NHK) – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, planeja discutir com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, as operações de comando e controle das Forças de Autodefesa do Japão e das tropas americanas baseadas no país, com o objetivo de tornar sua cooperação mais eficiente.

Kishida se encontrará com Biden em 10 de abril, durante uma visita oficial aos Estados Unidos.

Diante do ambiente de segurança cada vez mais desafiador, Kishida deseja discutir com Biden medidas para fortalecer a dissuasão e as capacidades de resposta por meio da aliança Japão-EUA.

O Japão está se preparando para estabelecer um comando conjunto permanente supervisionando as Forças Terrestres, Marítimas e Aéreas de Autodefesa até o final de março do próximo ano. Enquanto isso, autoridades do governo dos EUA estão considerando conceder mais autoridade ao comando das forças americanas baseadas no Japão.

Kishida afirmou que o debate sobre o reforço da cooperação Japão-EUA do ponto de vista das operações de comando e controle é importante para melhorar a interoperabilidade e a prontidão.

A cúpula também abordará a cooperação bilateral em segurança econômica. Tópicos prováveis a serem discutidos incluem pesquisa e desenvolvimento de semicondutores, inteligência artificial, tecnologias avançadas de quantum, bem como formas de fortalecer cadeias de suprimentos.

Além disso, os líderes estão prontos para discutir como trabalhar juntos em projetos espaciais, incluindo o programa de exploração lunar Artemis liderado pelos EUA. Os dois países planejam anunciar o resultado das discussões em uma declaração conjunta.