5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:20
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Míssil balístico lançado pela Coreia do Norte cai fora da ZEE do Japão

Autoridades japonesas relatam lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte, que provavelmente caiu fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão.

Tóquio, Japão, 2 de abril de 2024 (NHK) – O governo japonês anunciou que a Coreia do Norte lançou pelo menos um míssil balístico, que provavelmente caiu fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão.

O ministério da defesa japonês informou que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico por volta das 6h52 da manhã de terça-feira (2). Não há relatos de danos a embarcações ou aeronaves.

Em janeiro, a Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso o teste de lançamento de um míssil balístico de alcance intermediário de propelente sólido. Um míssil de propelente sólido pode ser lançado mais rapidamente do que um que utiliza propelentes líquidos.

O país repetiu os lançamentos de mísseis de cruzeiro, que podem voar por longos períodos em altitudes baixas, em janeiro e fevereiro. Pyongyang pretende equipá-los com ogivas nucleares táticas.

A Coreia do Norte também anunciou ter testado com sucesso novos mísseis superfície-navio.

A mídia norte-coreana informou que as forças militares do país conduziram exercícios de disparo envolvendo mísseis balísticos de curto alcance, que eles chamam de lançadores de foguetes múltiplos super grandes, em 18 de março.

A mídia divulgou vídeos e fotos mostrando pelo menos seis mísseis sendo lançados simultaneamente.

Pyongyang também anunciou que realizou com sucesso um teste em solo de um motor de propelente sólido para um novo tipo de míssil hipersônico de alcance intermediário em 19 de março.

Disse que o sucesso do teste permitiu que o projeto avançasse para a conclusão.