5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Índice Nikkei 225 cai após pesquisa Tankan indicar enfraquecimento

Principal índice da bolsa de Tóquio registra queda acentuada após dados desanimadores da pesquisa Tankan do Banco do Japão

Tóquio, Japão, 2 de abril de 2024 (NHK) – O índice de referência da bolsa de Tóquio, Nikkei 225, caiu acentuadamente nesta segunda-feira (1), após a divulgação da pesquisa Tankan do Banco do Japão, que revelou uma confiança empresarial mais fraca entre os principais fabricantes. A venda generalizada de ações, incluindo as do setor de semicondutores e automóveis, contribuiu para a queda.

O índice encerrou o dia em 39.803 pontos, uma queda de 1,4% em relação ao fechamento de sexta-feira. Em um determinado momento, chegou a perder mais de 600 pontos. Analistas apontam que investidores institucionais no Japão venderam ações para garantir lucros no início do ano fiscal de 2024.

O Nikkei atingiu uma máxima histórica em 22 de março, impulsionado por um iene mais fraco e por robustos mercados de ações nos Estados Unidos, mas tem sido volátil desde então. A queda desta segunda-feira significou que o índice fechou abaixo da marca dos 40.000 pontos pela primeira vez em duas semanas.