Cidade do Mar do Sul da China, 08 de abril de 2024 (NHK) – Marinhas do Japão, Estados Unidos, Filipinas e Austrália realizaram seu primeiro exercício naval conjunto no Mar do Sul da China. De acordo com informações militares das Filipinas, a atividade, denominada “Primeira Atividade Cooperativa Marítima Multilateral”, ocorreu nas águas da zona econômica exclusiva do país no domingo.
A atividade envolveu embarcações e aeronaves, incluindo navios filipinos e o destróier da Força de Autodefesa Marítima do Japão Akebono, bem como um navio de combate litorâneo dos EUA e uma fragata australiana.
As forças armadas filipinas também informaram que foram realizados treinamentos de comunicação e outras simulações destinadas a aprimorar a capacidade das diferentes forças de trabalharem de forma eficaz em cenários marítimos.
Os chefes de defesa dos quatro países emitiram uma declaração conjunta antes do exercício. Eles afirmaram que as quatro nações “defendem o direito à liberdade de navegação e sobrevoo, e o respeito pelos direitos marítimos sob o direito internacional, refletidos na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.”
No mês passado, em duas ocasiões, membros da Guarda Costeira da China dispararam canhões de água contra um navio de abastecimento filipino em águas disputadas no Mar do Sul da China. O governo filipino relatou que alguns marinheiros ficaram feridos em cada um dos incidentes.
Analistas sugerem que o exercício conjunto foi destinado a dissuadir ações chinesas nas águas disputadas.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am