5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:37
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, visita China para fortalecer laços

Expectativa está centrada em possível encontro com o Presidente Xi Jinping durante a visita.

Pequim, China, 2 de abril de 2024 (Xinhua) – O ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, iniciou uma visita à China nesta segunda-feira (1), gerando expectativas sobre um possível encontro com o Presidente Xi Jinping.

A visita de Ma ocorre em um momento crucial, quando o presidente eleito de Taiwan, do partido governante Democrático Progressista, está prestes a assumir o cargo no próximo mês. Antes de partir, Ma expressou seu desejo por uma melhor cooperação com Pequim.

“Diante da tensa situação no Estreito de Taiwan, transmitiremos a mensagem de que nós, taiwaneses, amamos a paz e desejamos intercâmbios através do estreito, evitando a guerra. Esta viagem é uma jornada de paz e amizade ao mesmo tempo”, afirmou Ma.

A viagem de 11 dias está programada para continuar até o dia 11 de abril. O ex-presidente deve visitar as províncias de Guangdong e Shaanxi, além de Pequim.

Ma pertence ao partido de oposição Kuomintang, que observadores afirmam seguir uma abordagem conciliatória em relação à China. A visita de Ma à China levanta especulações sobre possíveis movimentos diplomáticos e esforços para fortalecer os laços entre os dois lados do Estreito de Taiwan.