13.5 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  2:38
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, chega a Pequim

Encontro com o presidente chinês Xi Jinping pode estar nos planos durante a estadia de Ma na capital chinesa.

Pequim, China – 8 de abril de 2024 (Xinhua) – O ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, chegou a Pequim na noite de domingo (6). Relatos indicam que estão em andamento arranjos para Ma se reunir com o presidente chinês Xi Jinping durante sua estadia na capital.

Ma está visitando a China desde 1º de abril. Ele deverá permanecer em Pequim até quinta-feira (11).

Ma, que pertence ao maior partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang, encontrou-se com Xi em Cingapura em 2015. Ma estava no cargo na época. Foi o primeiro encontro entre os líderes dos dois lados.

No ano passado, Ma também se tornou o primeiro ex-presidente de Taiwan a pisar na China.

Fontes afirmam que estão sendo feitos arranjos para um encontro entre Ma e Xi, e há informações de que os dois se encontrarão na quarta-feira (10).

Antes de partir para a China, Ma disse: “Diante da situação tensa no Estreito de Taiwan, transmitiremos a mensagem de que o povo taiwanês ama a paz, deseja trocas através do estreito e evitar a guerra”.

Observadores afirmam que, se o encontro ocorrer, os comentários de Xi podem indicar sua postura em relação à administração de Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista. Lai assumirá a presidência de Taiwan em maio.

Observadores dizem que Xi pode visar dar a impressão de que a China está fazendo esforços para amenizar as tensões regionais, se encontrar Ma.

A situação em Taiwan deve ser discutida quando os líderes do Japão e dos EUA realizarem uma cúpula em Washington na quarta-feira.