18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:36
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Comunidades japonesas homenageiam vítimas dos terremotos de Kumamoto de 2016

Oitavo aniversário da tragédia é marcado por lembranças e reconstrução nas áreas afetadas.

Aso, Japão, 17 de abril de 2024 – Nesta terça-feira (16), pessoas em todo o sudoeste do Japão se reuniram para recordar as vítimas dos devastadores terremotos que atingiram a Prefeitura de Kumamoto em 2016. O desastre deixou amplas áreas em ruínas e ceifou centenas de vidas.

Oito anos se passaram desde que um tremor atingiu a intensidade máxima de sete na escala sísmica do Japão. Ele foi precedido por outro terremoto de grande magnitude dois dias antes. Autoridades relatam que o número de mortos chega a 276, incluindo pessoas que faleceram por causas relacionadas ao desastre.

Na época, cerca de 800 estudantes da Escola de Agricultura da Universidade de Tokai viviam nesta região. Uma residência administrada por um casal desabou durante os terremotos, resultando na morte de um estudante.

O casal decidiu então plantar canteiros de flores em sua memória. Hiroko Watanabe compartilhou: “Senti o quão preciosa é a vida. Quero manter os canteiros de flores bonitos para que sempre nos lembremos dele.”

Os abalos sísmicos causaram danos significativos às vias férreas e às vigas das pontes da Ferrovia Minamiaso. A operação completa foi retomada em julho do ano passado.

Na cidade de Aso, o desastre quase destruiu o portão Romon no Santuário Aso. Os trabalhos de reconstrução desse patrimônio cultural nacional foram concluídos em dezembro passado. Visitantes se juntam para orar e prestar suas homenagens, demonstrando a resiliência e a união diante da adversidade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)