14.1 C
Kóka
segunda-feira, 29 setembro, 2025 3:03: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blinken pede a nações amigas do Irã que diminuam tensões no Oriente Médio

Secretário de Estado dos EUA discute possível retaliação iraniana contra Israel.

spot_img

Washington D.C., Estados Unidos, 12 de abril de 2024 (Agência Associated Press) – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está pedindo a nações que têm relações amigáveis com o Irã que digam a Teerã para não escalar ainda mais as tensões no Oriente Médio.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, disse a jornalistas na quinta-feira que Blinken teve conversas telefônicas com seus contrapartes na China, Turquia e Arábia Saudita.

Preocupação com Retaliação Iraniana
Miller afirmou que eles discutiram a preocupação com uma possível retaliação iraniana contra Israel após um ataque aéreo à embaixada do Irã na Síria.

Ele disse que Blinken tem enfatizado que uma maior escalada deste conflito não prejudica apenas Israel, Irã e os países da região, mas todas as nações do mundo.Apelo para Usar

Influência sobre Teerã
Blinken disse a eles que é de seu interesse usar seu relacionamento com o Irã para enviar uma mensagem de que Teerã não deve escalar os conflitos.

O secretário de Estado busca mobilizar aliados e parceiros influentes do Irã para exercer pressão sobre o regime iraniano, a fim de evitar uma escalada perigosa de violência no volátil cenário do Oriente Médio.

As conversas de Blinken ocorrem em meio a temores de que o Irã possa retaliar contra Israel após o ataque aéreo que matou militares iranianos em Damasco no início deste mês, aumentando os riscos de um conflito em larga escala.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img