Nova York, EUA – 8 de abril de 2024 (AP) – Os acionistas da United States Steel votarão na sexta-feira sobre uma aquisição planejada da empresa por uma firma japonesa. Isso ocorre em meio à oposição de um sindicato trabalhista à compra.
A US Steel e a Nippon Steel anunciaram em dezembro que haviam firmado um acordo que permitiria à empresa japonesa adquirir a corporação americana em uma transação totalmente em dinheiro.
Ambos os lados afirmaram na época que o acordo era “esperado para ser concluído no segundo ou terceiro trimestre do ano civil de 2024”. Eles acrescentaram que estava sujeito à aprovação dos acionistas da US Steel e dos reguladores.
A Nippon Steel disse que compraria a US Steel a 55 dólares por ação e que o preço de compra representava um prêmio de 40 por cento sobre o preço das ações da empresa americana no fechamento em 15 de dezembro de 2023.
Duas grandes empresas de consultoria em procuração dos EUA, que fornecem orientação para investidores, recomendaram que os acionistas da US Steel votem a favor da transação.
Mas o sindicato United Steelworkers, ou USW, se opõe ao acordo. Suas negociações com a Nippon Steel ainda não foram concluídas.
O USW disse na terça-feira (2), que recebeu uma carta da Nippon Steel que contém alguns compromissos. Mas o USW respondeu reiterando que se opõe ao plano de aquisição. Descreveu a carta como “mais um pedaço de papel sem significado”.
Em março, o presidente dos EUA, Joe Biden, também indicou que não apoia a aquisição proposta. Biden disse que quer que a US Steel permaneça “de propriedade e operação doméstica”.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am