18 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  9:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tribunal de apelações japonês: Negação do casamento entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional

Decisão do tribunal reforça a inconstitucionalidade da falta de reconhecimento legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão.

Sapporo, Japão – 14 de março de 2024 – Um tribunal de apelações no Japão manteve uma decisão de primeira instância que considera inconstitucional o fato de o casamento entre pessoas do mesmo sexo não ser legalmente reconhecido no país. O tribunal rejeitou as reivindicações dos autores por compensação.

O processo perante o Tribunal Superior de Sapporo na quinta-feira (14), foi movido por três casais do mesmo sexo em Hokkaido. Eles estão processando o governo por compensação.

Os autores afirmam que a lei civil do Japão, que não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo, viola a Constituição. Eles dizem que a Constituição estipula a liberdade de casamento, bem como a igualdade perante a lei.

Em 2021, o tribunal distrital em Sapporo determinou que a negação do casamento entre pessoas do mesmo sexo é discriminatória e viola a garantia constitucional de igualdade perante a lei. No entanto, o tribunal rejeitou as reivindicações dos autores por compensação. Eles recorreram.

Durante os procedimentos no Tribunal Superior de Sapporo, os autores argumentaram que é evidente que há dúvidas sobre a racionalidade das disposições na lei civil.

O governo argumentou que o Artigo 24 da Constituição estipula que “o casamento será baseado no consentimento mútuo de partes de ambos os sexos”, e, portanto, não abrange o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Ações judiciais semelhantes foram movidas em quatro outras regiões por casais do mesmo sexo. Esta é a primeira vez que um tribunal de apelações decidiu que é inconstitucional a lei japonesa não reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Um total de sete decisões foram emitidas em processos movidos por casais do mesmo sexo em cinco jurisdições em diferentes partes do Japão ao longo dos últimos anos.

Três das decisões, incluindo a do Tribunal Superior de Sapporo na quinta-feira, afirmaram que é inconstitucional a falta de reconhecimento legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão.

Três outras decisões afirmaram que a falta de reconhecimento legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país está em um “estado de inconstitucionalidade”.

Apenas uma decisão afirmou que é constitucional.