5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão testará sistema para pré-verificação de visitantes estrangeiros

Novo sistema visa prevenir a entrada de terroristas e agilizar procedimentos de imigração, será testado pelo Japão a partir do próximo ano fiscal.

Tóquio, Japão, 29 de março de 2024 (NHK) – As autoridades de imigração do Japão realizarão um teste de um novo sistema com o objetivo de prevenir a entrada de terroristas no país e facilitar a congestionada rotina de procedimentos de imigração, pré-verificando os visitantes estrangeiros antes da partida.

A Agência de Serviços de Imigração iniciará a adoção experimental do sistema de pré-verificação no próximo ano fiscal, que se inicia em abril.

Sob o sistema, as companhias aéreas fornecerão aos oficiais de imigração dados, incluindo informações de passaporte, sobre os viajantes estrangeiros com destino ao Japão durante o processo de check-in nos aeroportos.

Os oficiais de imigração cruzarão essas informações com um banco de dados.

Visitantes estrangeiros que forem identificados como terroristas, tiverem cumprido uma pena de prisão de um ano ou mais no Japão ou em outro lugar, ou que tenham sido acusados de estadias ilegais no Japão, podem não ser autorizados a entrar no país.

As companhias aéreas serão notificadas e poderão decidir se permitem que os turistas embarquem em seus voos.

Autoridades da agência afirmam que, em alguns anos, cerca de 10.000 visitantes estrangeiros foram impedidos de entrar no Japão após a chegada. Aqueles que se recusam a retornar a seus países são extraditados às custas do Estado.

Cerca de 25,8 milhões de estrangeiros vieram ao Japão no ano passado, o que representa cerca de 80% dos níveis pré-pandêmicos. Os procedimentos de imigração tornaram-se congestionados como resultado.

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países já introduziram o sistema com sucesso.