Tóquio, Japão, 28 de março de 2024 (NHK) – O governo japonês planeja designar 16 aeroportos e portos marítimos em todo o país para permitir que sejam utilizados pelas Forças de Autodefesa e pela Guarda Costeira do Japão.
O governo afirma que permitirá que aeronaves e navios das Forças de Autodefesa e da Guarda Costeira utilizem essas instalações de forma suave para treinamentos e outros propósitos por meio da designação.
A medida faz parte dos esforços para melhorar a prontidão para contingências e aumentar as capacidades de defesa nacional.
Após discussões com os municípios, o governo iniciou os preparativos finais para designar cinco aeroportos e onze portos marítimos.
Os aeroportos são o Aeroporto de Naha, na prefeitura do sul de Okinawa, e os aeroportos de Miyazaki, Nagasaki, Fukue e Kitakyushu, na região sudoeste de Kyushu.
Os portos marítimos são o Porto de Ishigaki em Okinawa, o Porto de Hakata em Kyushu, os portos de Kochi, Susaki, Baía de Sukumo e Takamatsu na região oeste de Shikoku, e os Portos de Muroran, Kushiro, Rumoi, Tomakomai e o Novo Porto de Baía de Ishikari na prefeitura norte de Hokkaido.
O governo planeja melhorar as funções dessas instalações, incluindo a ampliação de pistas de pouso e a expansão de cais, se necessário. Afirma que o setor privado continuará sendo o principal usuário dessas instalações.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















