Pequim, China – 17 de março de 2024 – Um incêndio florestal de grandes proporções na China está colocando em risco os habitats de pandas gigantes e outras espécies raras na província de Sichuan.
Segundo a China Central Television, controlada pelo estado, o fogo começou na sexta-feira (15), em uma floresta em Yajiang, no Prefeitura Autônoma Tibetana de Ganzi, e os fortes ventos ajudaram o incêndio a se espalhar para outras áreas.
As autoridades locais em Yajiang afirmam que as áreas afetadas estão a altitudes de mais de 2.000 metros e são o lar de espécies raras, como o takin dourado – um animal da família dos bovinos – e o macaco de nariz arrebitado dourado, além do panda gigante.
As imagens mostram chamas vermelhas envolvendo encostas de montanhas, com plumas de fumaça branca se espalhando por todas as áreas.
Mais de 1.200 bombeiros estão combatendo o incêndio, auxiliados por vários helicópteros. Mais de 700 pessoas também são esperadas para serem enviadas pelos departamentos de bombeiros da província vizinha de Yunnan.
A mídia estatal chinesa informa que danos foram relatados em 11 vilarejos e mais de 3.000 pessoas foram forçadas a evacuar, mas não há informações sobre vítimas até o momento.
Não há relatos de mortes ou ferimentos de animais selvagens, embora as preocupações estejam aumentando de que as espécies raras possam ser afetadas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















