5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  8:28
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Câmara baixa tailandesa aprova projeto de lei para casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Tailândia avança para se tornar o primeiro país do Sudeste Asiático a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após aprovação de projeto de lei pela câmara baixa.

Bangkok, Tailândia, 29 de março de 2024 (NHK) – A Tailândia poderá em breve se tornar o primeiro país do Sudeste Asiático a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um projeto de lei para alterar o código civil passou facilmente pela câmara baixa na quarta-feira (27).

Apenas 10 dos 415 legisladores votaram contra o projeto de lei, que ainda requer aprovação do Senado e do rei.

A legislação propõe a alteração da redação legal para casais casados de “homem e mulher” para “indivíduos”. O termo “marido e esposa” se tornaria “parceiros de casamento”.

Os cônjuges do mesmo sexo também teriam direitos de herança e seriam permitidos a adotar crianças.

Uma pessoa disse: “Estou feliz que a legislação tenha sido aprovada. E espero que seja implementada, porque provavelmente beneficiará muitas pessoas.”

Outra pessoa disse: “Muitas pessoas ao meu redor são LGBTQ. Todos eles querem que esse projeto de lei seja aprovado, porque querem poder se casar como todo mundo.”

O primeiro-ministro Srettha Thavisin diz que a aprovação da legislação é um momento de orgulho na transição da Tailândia para uma sociedade mais igualitária e respeitosa.