5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  6:40
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dieta do Japão promulga orçamento fiscal 2024 por maioria de votos da coalizão LDP-Komeito

Orçamento para o próximo ano fiscal é aprovado com apoio da principal coalizão governista e enfrenta críticas da oposição.

Tóquio, Japão, 29 de março de 2024 (NHK) – A Dieta do Japão promulgou o orçamento para o próximo ano fiscal, que começa em abril, com o apoio da maioria da principal coalizão governista, formada pelo Partido Liberal Democrata (Liberal Democratic Party – LDP) e seu parceiro de coalizão Komeito.

O orçamento para o ano fiscal de 2024, totalizando cerca de 112 trilhões de ienes ou aproximadamente 726 bilhões de dólares, foi aprovado pelo comitê orçamentário da Câmara Alta na quinta-feira. O valor supera os 110 trilhões de ienes pelo segundo ano consecutivo.

Durante uma sessão plenária da Câmara Alta, Nakanishi Yusuke do LDP destacou que o governo deve abordar questões atuais, como medidas para sobreviventes de terremotos na Península de Noto, e o aumento do custo de vida em todo o país.

Ele afirmou que as pessoas precisam de políticos capazes de implementar políticas e um orçamento com um forte senso de responsabilidade e determinação.

Por sua vez, Onuma Takumi, do maior partido de oposição, o Partido Democrático Constitucional, culpou o LDP pelo crescente descontentamento público com a política, citando o escândalo de fundos de seus membros.

Ele questionou por que o LDP não está tentando se reformar e esclarecer o que realmente aconteceu. Ele instou outros legisladores a votar contra o projeto de orçamento, que ele chamou de uma condensação do escândalo de fundos do LDP e sua postura política antiética.

O projeto de orçamento foi aprovado por maioria de votos após as deliberações, com apoio da coalizão governista.