9.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  7:52
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sebastian Piñera ex-presidente do Chile morre em acidente de helicóptero

Piñera, de 74 anos, faleceu em um trágico acidente que vitimou o ex-presidente chileno.

Santiago, Chile – 08 de fevereiro de 2024 – O ex-presidente chileno Sebastian Piñera faleceu na terça-feira (6), em um acidente de helicóptero. Ele tinha 74 anos.

A agência de notícias Reuters e outros veículos informaram que o helicóptero, levando Piñera e outras três pessoas, caiu em um lago no sul do Chile. Piñera foi declarado morto, mas os outros três sobreviveram.

A causa do acidente ainda é desconhecida.

Natural da capital Santiago, Piñera teve uma vida bem-sucedida como empresário antes de ser eleito senador. Mais tarde, ele serviu dois mandatos não consecutivos de quatro anos como presidente do país sul-americano em 2010 e 2018.

Durante seu primeiro mandato, Piñera enfrentou as consequências de um terremoto mortal e tsunami que tirou mais de 500 vidas em 2010.

No mesmo ano, ele supervisionou o resgate de 33 trabalhadores presos sob uma mina local.

Piñera visitou a cidade de Minamisanriku, na prefeitura de Miyagi, nordeste do Japão, que foi duramente atingida pelo terremoto e tsunami de 2011, um ano após o desastre.

Ele se comprometeu a doar um moai, ou estátua humana monumental encontrada na Ilha de Páscoa, Chile, para substituir a que foi quebrada no desastre de 2011. A nova estátua, esculpida em rocha vulcânica da ilha, foi entregue em 2013.

O presidente chileno Gabriel Boric declarou três dias de luto nacional.