Jerusalém, Israel – 12 de fevereiro de 2024 – O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enfatizou que seu governo lançará um ataque terrestre em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. O exército israelense afirma que a cidade abriga um reduto do grupo terrorista Hamas.
Em uma entrevista à ABC News, Netanyahu chamou Rafah de “o último bastião” e afirmou que Israel “vai fazer isso”. Ele argumentou que defender que as forças israelenses não devem entrar em Rafah é basicamente dizer “perder a guerra”.
No entanto, Netanyahu também prometeu fornecer o que chamou de “passagem segura” para civis. Na sexta-feira (9), ele instruiu o exército israelense a se preparar para evacuar civis de Rafah antes da ofensiva terrestre.
A cidade é lar de mais de um milhão de pessoas, depois que os moradores fugiram de áreas no norte e centro da Faixa de Gaza.
As preocupações internacionais aumentam à medida que o número de vítimas civis deve aumentar se as forças israelenses intensificarem seus ataques em Rafah.
A mídia palestina relatou no domingo que um ataque aéreo israelense nos arredores de Rafah deixou 25 pessoas mortas.
O Hamas afirma que 28.176 pessoas foram mortas no enclave desde o início dos confrontos entre as forças israelenses e terroristas palestinos em outubro passado.
- Pesquisa em Koka busca soluções para estrangeiros - 18 de agosto de 2025 12:29 pm
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am