Estocolmo, Suécia – 08 de fevereiro de 2024 – O ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, afirma que a rápida adesão de seu país à OTAN ajudaria a reforçar a capacidade da aliança militar para enfrentar ameaças vindas da Rússia.
Em uma entrevista à NHK em Estocolmo na segunda-feira (5), Jonson disse que a Suécia possui uma base industrial de defesa forte, a qual ele considera parte de uma “dissuasão credível”.
A Hungria permanece como o único país membro que não aprovou a entrada da Suécia na OTAN.
Jonson expressou esperança de que as discussões avancem dentro do parlamento húngaro, afirmando que a Suécia está em diálogo com a Hungria e o país disse que ratificará a adesão da Suécia.
Jonson sugeriu que seu país pode desempenhar um papel-chave na OTAN com sua forte base industrial de defesa e uma comunidade de inteligência robusta, “especialmente focada na Rússia”.
Suécia e Ucrânia estão discutindo desde agosto passado a possível provisão de caças Gripen, fabricados na Suécia, para Kiev.
Jonson disse que a Suécia precisa se tornar membro da OTAN antes de tomar tal decisão.
Ele afirmou que a Rússia até agora não teve sucesso em sua guerra contra a Ucrânia. Mas enfatizou a importância de as nações ocidentais continuarem a apoiar Kiev, principalmente fornecendo mais munições de artilharia e sistemas de defesa aérea.
- Vance defende acusações de Trump sobre imigrantes - 16 de setembro de 2024 11:34 am
- Japão: 3º menor gasto em educação entre países da OCDE - 16 de setembro de 2024 8:45 am
- Japão celebra Dia do Respeito aos Idosos neste 16 de setembro - 16 de setembro de 2024 8:15 am