5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  6:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líderes financeiros do G20 discutem ‘nova globalização’

Ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais se reúnem em São Paulo para debater o futuro da economia global

São Paulo, Brasil – 29 de fevereiro de 2024 (São Paulo Finanças) – Ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais das nações do G20 estão reunidos em São Paulo, Brasil, para dois dias de intensas discussões sobre o futuro da economia global.

O ministro das Finanças brasileiro, Fernando Haddad, deu as boas-vindas aos participantes na quarta-feira (28), destacando que o G20 é o fórum onde podem coordenar efetivamente políticas econômicas para que seus esforços “se multipliquem”.

Haddad enfatizou a necessidade de “redefinir a globalização”, incluindo o investimento não apenas para o lucro, mas também para respeitar princípios sociais e ambientais. Ele acrescentou que o Brasil deseja focar as discussões no combate à pobreza e às mudanças climáticas.

Entretanto, algumas questões geopolíticas se mostraram difíceis de serem deixadas de lado durante as discussões. O conflito na Ucrânia e seus efeitos na segurança alimentar e energética foram revistos.

Alguns dos presentes discutiram a possibilidade de usar os recursos provenientes de ativos russos congelados no exterior para financiar o esforço de guerra ucraniano. O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, alertou que tais apreensões minariam o sistema financeiro internacional.

Os participantes também abordaram as repercussões dos combates na Faixa de Gaza, incluindo os ataques a navios no Mar Vermelho. Eles temem que o conflito possa se intensificar, com efeitos catastróficos para a economia global.

O encontro do G20 em São Paulo visa aprofundar o diálogo e buscar soluções para os desafios econômicos e geopolíticos enfrentados pelo mundo atualmente.