9.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  8:05
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão planeja apoio à segurança marítima para 4 nações do Sudeste Asiático

Iniciativa visa contrabalançar a assertividade crescente da China no Mar do Sul da China.

Tóquio, Japão, 13 de fevereiro de 2024 – O Japão planeja fornecer apoio de longo prazo às autoridades marítimas nas Filipinas, Indonésia, Malásia e Vietnã. A iniciativa visa contrabalançar a crescente assertividade da China no Mar do Sul da China.

De acordo com informaçõe, a Agência de Cooperação Internacional do Japão desenvolverá um plano de 10 anos para apoiar as quatro nações, que o governo japonês considera como prioridades em termos de segurança.

Levantamentos no local foram realizados no mês passado nas Filipinas e na Indonésia. Atividades semelhantes estão agendadas para abril próximo na Malásia e no Vietnã.

Autoridades japonesas discutirão com cada país a provisão de drones, sistemas de radar e embarcações de patrulha, bem como o desenvolvimento de recursos humanos.

Um plano detalhado está previsto para ser concluído até março do próximo ano.

A China reivindica direitos de controle sobre quase todo o Mar do Sul da China. Há três anos, Pequim promulgou uma lei permitindo que a Guarda Costeira chinesa use força na região, e outros países estão em alerta máximo.

Iida Masafumi, especialista em China no Instituto Nacional de Estudos de Defesa do Ministério da Defesa japonês, afirma que o fortalecimento das capacidades de segurança marítima das quatro nações ajudará muito a contrapor a China.