Tóquio, Japão – 9 de fevereiro de 2024 – O governo japonês está pronto para lançar um instituto de pesquisa nacional na próxima quarta-feira para estudar a segurança da inteligência artificial generativa. A medida ocorre em um momento em que o mundo enfrenta crescentes riscos envolvendo as tecnologias de IA.
O Instituto de Segurança de IA do Japão será estabelecido sob o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. A instituição será liderada por Murakami Akiko, especialista no campo digital e executiva da Sompo Japan Insurance.
O instituto irá colaborar com organizações de outros países para estudar métodos de avaliação de segurança e padrões para o uso de IA. O objetivo é abordar os riscos da IA na disseminação de informações falsas e na violação de direitos autorais.
A Ministra de Política de Ciência e Tecnologia, Takaichi Sanae, se reuniu com Murakami na quinta-feira (8). A ministra solicitou que ela conduza pesquisas sobre IA em coordenação com outros países.
Murakami respondeu que espera ajudar o crescimento econômico do Japão garantindo que as tecnologias de IA sejam seguras e confiáveis.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















