12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão estabelecerá Instituto de Segurança de IA em 14 de fevereiro

Governo japonês planeja lançar instituto de pesquisa nacional para estudar a segurança da inteligência artificial generativa.

Tóquio, Japão – 9 de fevereiro de 2024 – O governo japonês está pronto para lançar um instituto de pesquisa nacional na próxima quarta-feira para estudar a segurança da inteligência artificial generativa. A medida ocorre em um momento em que o mundo enfrenta crescentes riscos envolvendo as tecnologias de IA.

O Instituto de Segurança de IA do Japão será estabelecido sob o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. A instituição será liderada por Murakami Akiko, especialista no campo digital e executiva da Sompo Japan Insurance.

O instituto irá colaborar com organizações de outros países para estudar métodos de avaliação de segurança e padrões para o uso de IA. O objetivo é abordar os riscos da IA na disseminação de informações falsas e na violação de direitos autorais.

A Ministra de Política de Ciência e Tecnologia, Takaichi Sanae, se reuniu com Murakami na quinta-feira (8). A ministra solicitou que ela conduza pesquisas sobre IA em coordenação com outros países.

Murakami respondeu que espera ajudar o crescimento econômico do Japão garantindo que as tecnologias de IA sejam seguras e confiáveis.