12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:55
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão e Ilhas do Pacífico reforçam a importância da ordem internacional baseada em regras

Delegações diplomáticas destacam cooperação em meio a crescente influência regional.

Suva, Fiji, 13 de fevereiro de 2024 – Representantes dos governos do Japão e de várias ilhas do Pacífico renovaram seu compromisso de manter a ordem internacional baseada em regras durante reunião realizada na segunda-feira (12), em Fiji. As discussões precedem a Reunião de Líderes das Ilhas do Pacífico que será realizada em Tóquio em julho.

Ministros das Relações Exteriores e outros diplomatas de alto escalão se reuniram para discutir questões de interesse mútuo, destacando a importância da cooperação regional em meio a desafios crescentes.

A Ministra das Relações Exteriores, Kamikawa Yoko, afirmou no início da sessão que a unidade regional é mais necessária do que nunca. Ela também expressou o desejo do Japão de ajudar a promover uma região do Pacífico mais resiliente e sustentável.

Em uma declaração do presidente divulgada após as discussões, os participantes concordaram em abordar conjuntamente questões como as mudanças climáticas. Eles também reafirmaram a importância de manter a ordem internacional baseada em regras e se opor a quaisquer tentativas de mudar unilateralmente o status quo por meio da força ou coerção.

A crescente influência da China sobre o Pacífico Sul, através de projetos de infraestrutura maciça e ajuda econômica, foi observada como um contexto para as discussões.