12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:59
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão apoiará a Ucrânia por meio da UNESCO para restaurar patrimônio cultural e educacional

Japão oferece ajuda financeira à Ucrânia para restauração de patrimônio cultural, educacional e midiático através da agência cultural da ONU, UNESCO.

Paris, França – 9 de fevereiro de 2024 – O Japão ofereceu ajuda financeira à Ucrânia para restaurar o patrimônio cultural, educacional e de mídia por meio da agência cultural da ONU, a UNESCO.

Uma cerimônia de assinatura foi realizada na quarta-feira (7), na sede da organização em Paris. O embaixador do Japão na UNESCO, Kano Takehiro, compareceu à cerimônia junto com a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e o embaixador da Ucrânia na França, Vadym Omelchenko.

Após a assinatura do documento por Kano e Azoulay, Omelchenko agradeceu ao Japão e à UNESCO pelo apoio.

Autoridades japonesas afirmam que o país contribuirá com cerca de 14,6 milhões de dólares este ano para a Ucrânia, onde os combates continuam contra a Rússia.

Os fundos ajudarão a treinar pessoas para reparar e preservar os locais do Patrimônio Mundial no centro histórico de Odesa, que sofreu danos de ataques de mísseis russos. As doações também serão destinadas ao treinamento de educadores para fornecer assistência em saúde mental para crianças e estudantes sob tensão psicológica devido ao conflito.

Kano disse aos repórteres após a cerimônia que um papel importante da UNESCO é apoiar a cultura e a educação da Ucrânia, bem como sua economia e segurança, para que o povo ucraniano possa levar uma vida digna e pacífica.