12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Superávit da balança comercial do Japão quase dobrou em 2023

Aumento significativo do superávit da balança comercial do Japão em 2023 é impulsionado pela redução nos preços de energia e aumento nas exportações de automóveis.

Tóquio, Japão – 9 de fevereiro de 2024 – O superávit da balança comercial do Japão quase dobrou em 2023 em comparação com o ano anterior, atingindo 20,6 trilhões de ienes, aproximadamente 139 bilhões de dólares. Este aumento ocorreu em meio a pausas nos recentes surtos nos preços de energia, que reduziram o valor das importações.

O Ministério das Finanças japonês divulgou os dados, destacando que o superávit da balança comercial é um indicador do comércio e investimento do país com o resto do mundo.

Apesar de um déficit de cerca de 45 bilhões de dólares na balança comercial, houve uma redução de 61 bilhões de dólares no déficit. As exportações de automóveis aumentaram devido à redução das escassezes de semicondutores.

O superávit de renda primária foi recorde, totalizando 34,5 trilhões de ienes, ou 233 bilhões de dólares. Isso inclui dividendos e juros recebidos por empresas japonesas de suas subsidiárias no exterior. O aumento ocorreu após uma elevação nas taxas de juros dos títulos estrangeiros.

Esse crescimento significativo no superávit da balança comercial reflete a resiliência da economia japonesa em meio a desafios econômicos globais e sinaliza uma recuperação robusta do comércio exterior do país.