32.8 C
Kóka
sábado, 2024/07/27  7:26
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Exposição inédita de artista de ukiyo-e do século XVIII abre em museu perto de Tóquio

Chobunsai Eishi, um samurai que se tornou artista, tem suas obras em destaque no Chiba City Museum of Art.

Chiba, Japão – 12 de fevereiro de 2024 – A primeira exposição mundial de um artista japonês de ukiyo-e do final do século XVIII está em andamento em um museu próximo a Tóquio.

A mostra apresenta obras de Chobunsai Eishi, um samurai que se tornou artista no final do Período Edo, e está sendo realizada no Museu de Arte da Cidade de Chiba.

Chobunsai tornou-se tão popular entre os amantes da arte no exterior que a maioria de suas obras havia caído nas mãos de pessoas fora do Japão durante o Período Meiji, do final do século XIX ao início do século XX.

O museu japonês reuniu cerca de 160 peças para a exposição, incluindo obras emprestadas do Museu Britânico e do Museu de Belas Artes de Boston, nos Estados Unidos.
Uma das peças emprestadas do museu em Boston retrata uma mulher em Yoshiwara, uma conhecida área de distrito de luz vermelha na época, vestida com um kimono esplêndido de cores vivas.

Outra obra é um trabalho em tela dobrada, descoberto durante a busca por peças para mostrar na exposição. Ele retratou coloridamente kimonos, bem como mulheres conhecidas como grandes belezas no Japão e na China, como Ono no Komachi e Yang Guifei.

A diretora adjunta do museu, Tanabe Masako, diz que acredita que muitos visitantes estão vendo o trabalho de Chobunsai pela primeira vez e ainda podem apreciar imediatamente a beleza da maioria deles.

A exposição ficará em cartaz até 3 de março.