12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  7:47
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Enviada especial dos EUA para questões de direitos humanos na Coreia do Norte visitará Japão e Coreia do Sul

Julie Turner se reunirá com autoridades e membros da sociedade civil durante sua viagem de 11 dias.

Washington, Estados Unidos, 11 de fevereiro de 2024 – O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que a enviada especial para questões de direitos humanos na Coreia do Norte viajará para o Japão e Coreia do Sul a partir de segunda-feira.

O departamento afirmou em comunicado na sexta-feira que Julie Turner se reunirá com autoridades governamentais, membros da sociedade civil e desertores norte-coreanos durante sua viagem de 11 dias.

No Japão, Turner deverá trocar opiniões sobre os sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte e enfatizar a necessidade de uma resolução imediata desses casos.

Na Coreia do Sul, ela discutirá esforços para promover a responsabilidade daqueles responsáveis pelas violações de direitos humanos de Pyongyang, bem como formas de avançar o bem-estar do povo norte-coreano.

O departamento afirma que a viagem de Turner marca o 10º aniversário do lançamento final da Comissão de Inquérito da ONU sobre direitos humanos na Coreia do Norte.

O relatório emitido em 2014 reconheceu os sequestros de japoneses e outros estrangeiros pela Coreia do Norte, os campos de prisioneiros políticos norte-coreanos, bem como outros atos como “crimes contra a humanidade”.

O departamento dos EUA afirma que a viagem de Turner destacará o compromisso dos EUA com a promoção dos direitos humanos na Coreia do Norte.