12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  7:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ataques de drones russos matam 7 civis no leste da Ucrânia

Kharkiv, segunda maior cidade do país, é alvo de ataques que deixam mortos e feridos.

Kharkiv, Ucrânia, 11 de fevereiro de 2024 – As forças russas desencadearam uma série de ataques de drones em alvos civis na Ucrânia. Os ataques à segunda maior cidade de Kharkiv deixaram sete pessoas mortas, incluindo três crianças.

A Força Aérea Ucraniana afirmou que a Rússia disparou 31 drones nas regiões leste e sul da Ucrânia entre sexta-feira (9) e sábado (10).

Os ucranianos afirmam ter derrubado 23 dos drones. Mas um depósito de petróleo na cidade oriental de Kharkiv foi danificado, com vazamento de combustível causando um incêndio.

Um governador regional disse que mais de 10 casas pegaram fogo, matando sete pessoas e ferindo três.

Na região sul de Odesa, infraestrutura portuária e prédios próximos foram danificados e quatro pessoas ficaram feridas.

Enquanto isso, o ministério da defesa russo disse no sábado que o ministro Sergei Shoigu visitou um fabricante de drones no centro da Rússia. Autoridades divulgaram imagens dos drones alinhados.

O ministério disse que a empresa aumentou a produção de veículos aéreos não tripulados em 60% desde a invasão da Rússia à Ucrânia há dois anos. Também afirmou que o fabricante está desenvolvendo um sistema para identificar e atacar alvos automaticamente.

Observadores afirmam que os ataques de ambos os lados tendem a se intensificar, já que a Ucrânia também está reforçando suas forças de drones militares para atacar a Rússia.