por Juliana Sato, correspondente de Clima e Desastres Naturais
Ishikawa e Niigata, Japão, 14 de fevereiro de 2024 – Autoridades meteorológicas alertam para a possibilidade de fortes nevascas em áreas previamente impactadas pelo terremoto na Península de Noto, ocorrido em 1º de janeiro. Padrões de pressão de inverno e a chegada de ar frio estão contribuindo para as condições climáticas adversas em Ishikawa e Niigata.
Estima-se que, nas próximas 24 horas até a noite desta terça-feira (16), ocorram acumulações significativas de neve. Regiões como Tohoku, Kanto-Koshin e Niigata podem receber até 80 centímetros de neve, enquanto a região de Hokuriku, incluindo Ishikawa, pode enfrentar até 60 centímetros. Nas planícies de Ishikawa, a previsão é de até 20 centímetros de neve.
Com a iminência das nevascas, as autoridades instam os residentes a permanecerem alertas para condições de tempestade de neve, estradas escorregadias e riscos de avalanche, especialmente em áreas já afetadas pelo terremoto.
Além disso, há o alerta de que casas danificadas pelo terremoto podem estar mais suscetíveis a desmoronamentos devido ao peso adicional da neve nos telhados.
Temperaturas abaixo do ponto de congelamento são esperadas na manhã desta terça-feira nas áreas mais impactadas. Com muitas pessoas ainda em centros de evacuação e alguns casos de doenças e óbitos relacionados ao desastre, as autoridades aconselham precauções adicionais contra a hipotermia.
Evacuados são orientados a monitorar o bem-estar de familiares e vizinhos, manter-se aquecidos sempre que possível e realizar movimentos regulares para evitar problemas de saúde relacionados ao frio.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am