Tóquio, Japão, 01 de Janeiro de 2024 – O Secretário-Chefe do Gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, anunciou em uma segunda coletiva de imprensa de emergência que muitos edifícios desabaram após o terremoto de magnitude 7.6 que atingiu a Prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão.
Durante o pronunciamento, Yoshimasa destacou a gravidade da situação, afirmando que o governo continuará avaliando a extensão total dos danos causados pelo terremoto ao longo da costa do Mar do Japão.
Segundo informações recebidas pelo secretário, há seis relatos de pessoas presas sob escombros ou em situações críticas relacionadas ao terremoto. Ele fez um apelo urgente para que a população esteja atenta às informações de emergência e tome medidas para garantir sua segurança.
Em áreas onde alertas de tsunami foram emitidos, Hayashi instruiu a evacuação imediata para terrenos mais elevados ou locais seguros. Ele informou que partes de cinco autoestradas foram fechadas, e trechos das linhas de trem-bala Joetsu Shinkansen e Hokuriku Shinkansen foram suspensos. O Aeroporto de Noto também foi fechado para tráfego.
O secretário ainda reportou cortes de energia atingindo 33.000 residências e interrupções nos serviços de comunicação móvel em Ishikawa e Niigata. Em relação à segurança nuclear, Hayashi mencionou um incêndio em um transformador na usina nuclear de Shika, que foi controlado sem impacto na planta, e afirmou que não foram confirmadas anormalidades em instalações nucleares.
A situação está em desenvolvimento, e novas atualizações serão fornecidas conforme disponíveis.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am