Cabo Canaveral, Flórida, EUA – 21 de janeiro de 2024 – Uma empresa dos Estados Unidos que desenvolveu um módulo lunar relatou que sua sonda, aparentemente, se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre, após enfrentar problemas com o sistema de propulsão durante uma tentativa de pouso lunar malsucedida. A Astrobotic Technology lançou sua sonda lunar Peregrine em 8 de janeiro a partir do Cabo Canaveral, na Flórida.
A empresa anunciou na quinta-feira (18), que decidiu fazer a Peregrine reentrar na atmosfera da Terra para evitar a criação de detritos no espaço. Acredita-se que a sonda tenha queimado sobre o Sul do Pacífico.
A missão fazia parte do projeto da NASA de colaboração com o setor privado para transportar carga para a Lua. A Peregrine estava carregando equipamentos de observação da NASA, e o sucesso da missão poderia ter representado o primeiro pouso lunar realizado por uma empresa privada.
A competição global na exploração lunar está se intensificando, com a agência espacial japonesa JAXA conseguindo pousar uma sonda não tripulada na Lua no último sábado. Outra empresa dos EUA está planejando lançar um módulo lunar já no próximo mês, alimentando a crescente corrida pelo domínio lunar entre as nações e empresas espaciais. O incidente com a Peregrine levanta questões sobre os desafios enfrentados pelas empresas privadas na exploração espacial e o impacto nas futuras missões lunares.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am