11.7 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  10:37
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Biden reitera a solução de dois estados a Netanyahu

Presidente dos EUA enfatiza a necessidade de uma solução de dois estados para alcançar a paz em conversa com o Primeiro-Ministro de Israel.

Washington, D.C., EUA – 21 de janeiro de 2024 – O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou sua visão de uma solução de dois estados como caminho para alcançar a paz entre Israel e a Palestina em uma conversa telefônica com o Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O diálogo ocorreu na sexta-feira (19), sendo a primeira vez que os líderes se falaram desde 23 de dezembro.

Durante a ligação, os dois líderes abordaram a situação na Faixa de Gaza, onde uma ofensiva israelense contra o grupo terrorista islâmico Hamas tem resultado em um crescente número de vítimas civis. Biden destacou a responsabilidade de Israel em reduzir danos civis e proteger os inocentes, mesmo durante a manutenção da pressão militar sobre o Hamas.

A Casa Branca informou que o presidente também discutiu “sua visão de uma paz e segurança mais duradouras para Israel, totalmente integradas à região, e uma solução de dois estados com a segurança de Israel garantida”.

No entanto, Netanyahu expressou uma visão negativa em relação à solução de dois estados durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira. Após as conversas, Biden disse aos repórteres que “existem diversos tipos de soluções de dois estados” e que acredita que há maneiras de tornar isso viável.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou em uma coletiva de imprensa que não há mudanças na visão de Biden de que a melhor solução de longo prazo para a segurança do povo israelense é “um Estado palestino livre e independente”. A conversa evidencia as divergências na abordagem do conflito, enquanto a comunidade internacional observa atentamente os esforços diplomáticos em meio às crescentes tensões na região.