13.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  6:11
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Israel neutraliza 4 membros da Guarda Revolucionária do Irã na Síria

Alegações de ataque aéreo israelense em aliado do Irã aumentam as tensões na região.

Teerã, Irã – 21 de janeiro de 2024 – A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã emitiu um comunicado no sábado (20), relatando que quatro de seus membros foram mortos em um ataque aéreo israelense em um aliado do Irã na Síria. Segundo a declaração, um caça israelense teria bombardeado um edifício na capital síria, Damasco.

Imagens do local mostram colunas de fumaça subindo e pessoas evacuando a área. Além disso, máquinas pesadas são vistas removendo destroços de prédios desabados.

Este incidente ocorre em dezembro, quando ataques aéreos israelenses na Síria resultaram na morte de três membros da Guarda Revolucionária, incluindo um conselheiro sênior.

Em resposta, a Guarda Revolucionária afirmou ter realizado ataques retaliatórios com mísseis balísticos na terça-feira (16), visando uma base usada pela agência de inteligência de Israel no norte do Iraque.

O Irã é um apoiador declarado do grupo terrorista islâmico Hamas em sua luta contra Israel na Faixa de Gaza, onde o país continua sua campanha militar.

A preocupação cresce sobre uma possível escalada de trocas militares retaliatórias entre Irã e Israel, que estão cada vez mais em desacordo devido à situação em Gaza. A comunidade internacional observa de perto o desenvolvimento dessa situação, temendo consequências mais amplas na já volátil região do Oriente Médio.