18 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  9:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Universidade Nihon se desculpa pela má gestão no caso de drogas ilícitas no time de futebol americano

Após escândalo de uso de drogas, presidente da universidade em Tóquio pede desculpas e anuncia medidas de melhoria. Equipe de futebol americano será dissolvida.

Tóquio, Japão – 5 de dezembro de 2023 – A Universidade Nihon em Tóquio emitiu um pedido formal de desculpas pela má gestão de um caso envolvendo o uso de drogas ilícitas por membros de seu time de futebol americano. O incidente gerou controvérsias e levou a instituição a adotar medidas para lidar com a crise.

A presidente do conselho de administração da universidade, Hayashi Mariko, e outros membros se reuniram com jornalistas nesta segunda-feira para abordar a situação. Hayashi expressou profundo arrependimento pela confusão causada pela forma como a universidade tratou o caso e anunciou a implementação firme de um plano de melhoria.

A universidade também anunciou recentemente a decisão de dissolver o time de futebol americano, uma medida que será discutida posteriormente pelos membros do conselho. Essa decisão vem no contexto do envio, na quinta-feira passada, de um conjunto de medidas ao Ministério da Educação para responder ao alegado uso de maconha por membros do time.

O advogado Kubori Hideaki, que presidiu um painel independente examinando a gestão da universidade no caso, destacou a existência de uma mentalidade de manter os assuntos internos e uma cultura de sigilo que impediu funcionários de relatar incidentes às autoridades. Ele também mencionou uma tendência xenofóbica entre os funcionários, visando excluir indivíduos de fora da instituição.

Kubori afirmou que Hayashi violou os princípios de gestão de crise e governança do conselho executivo, enfatizando a “responsabilidade não leve” que ela carrega.

Anteriormente, a Universidade Nihon anunciou a renúncia do presidente, Sakai Takeo, em 31 de março, enquanto o vice-presidente, Sawada Yasuhiro, deixará o cargo em 31 de dezembro. Hayashi sofrerá uma redução de salário de 50% por seis meses.

Hayashi comprometeu-se a cumprir sua responsabilidade na reforma da universidade, destacando que não tem planos de renunciar ao cargo. A instituição agora enfrenta o desafio de reconstruir sua imagem e restaurar a confiança da comunidade acadêmica e do público em geral.