Pyongyang, Coreia do Norte – 26 de novembro de 2023 – O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, inspecionou imagens capturadas pelo novo satélite de reconhecimento militar do país, revelou o jornal Rodong Sinmun, o periódico do Partido dos Trabalhadores, no poder. De acordo com a publicação de sábado (25), Kim revisou os preparativos operacionais para o satélite no Centro de Controle da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial na sexta-feira (24).
As fotos foram feitas enquanto o satélite sobrevoava a Península Coreana após as 10h de sexta-feira, incluindo imagens de Pyeongtaek, na parte central da Coreia do Sul, e Osan, perto de Seul, onde estão localizadas bases militares dos Estados Unidos.
O jornal mencionou ainda um plano para o satélite fotografar “a região inimiga” na manhã de sábado. Kim teria visitado o centro de controle no dia seguinte ao lançamento de terça-feira (21), onde observou imagens aéreas da Base Aérea da Força Aérea dos EUA em Guam.
Até o momento, a Coreia do Norte não divulgou nenhuma dessas fotos. Pyongyang indicou que o novo satélite de reconhecimento iniciará suas operações em 1º de dezembro. No entanto, a agência de inteligência da Coreia do Sul afirma que não será capaz de determinar as capacidades do satélite a menos que Pyongyang libere imagens para avaliação.
A comunidade internacional está atenta às movimentações da Coreia do Norte, especialmente diante das tensões já existentes na região. A capacidade e o propósito exatos do satélite preocupam os analistas, enquanto a necessidade de transparência por parte de Pyongyang é destacada para garantir a estabilidade na península.
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
- Falências no Japão superam 10 mil pela primeira vez desde 2013 - 14 de janeiro de 2026 6:00 am
- Promotoria sul-coreana pede pena de morte para ex-presidente Yoon - 14 de janeiro de 2026 5:56 am
















