13.5 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  2:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tiroteio na Tailândia gera pedidos de providências

A população da Tailândia ainda está se recuperando do tiroteio mortal em um shopping center de luxo no centro de Bangkok. Um dia após a tragédia, há preocupações crescentes sobre como o incidente poderia ter acontecido e o que isso significa para o país.

A população da Tailândia ainda está se recuperando do tiroteio mortal em um shopping center de luxo no centro de Bangkok. Um dia após a tragédia, há preocupações crescentes sobre como o incidente poderia ter acontecido e o que isso significa para o país.

O tiroteio ocorreu na terça-feira (3), em um shopping center em Bangkok, frequentado por turistas estrangeiros. Segundo a polícia, duas chinesas e uma mianmarense foram mortas e outras cinco pessoas sofreram ferimentos graves e leves.

As autoridades estão trabalhando para desvendar os motivos de um garoto de 14 anos, detido como suspeito do tiroteio. Aparentemente, ele estava fazendo tratamento de saúde mental e não havia tomado a medicação prescrita no dia do tiroteio.
“Fiquei chocada, não pensei que isso pudesse acontecer tão perto”, disse uma funcionária.
Um estudante disse: “Eu me pergunto onde ele conseguiu a arma”.

O incidente ocorreu depois que o governo tailandês começou a permitir a entrada sem visto para visitantes chineses na semana passada.

O primeiro-ministro, Srettha Thavisin, visitou o shopping onde ocorreu o tiroteio e disse que o governo tomaria providências.

“Vamos nos certificar de que isso não aconteça novamente”, disse Srettha. “Estamos fazendo o que podemos no momento. Acho que temos a confiança dos turistas.”

Mas os donos de lojas estão preocupados com a forma como o incidente afetará seus negócios, já que muitos dependem de clientes estrangeiros.

“Estou preocupado porque as vendas caíram após a COVID, e agora essa situação pode fazer com que os negócios piorem ainda mais”, disse o proprietário de uma loja de souvenirs.

A Tailândia é considerada o país com o maior número de armas de fogo de propriedade privada entre os países do sudeste asiático. Às vezes, as armas são vendidas ilegalmente on-line.

Em outubro do ano passado, um ex-policial matou 36 pessoas, incluindo muitas crianças, em um ataque com arma de fogo e faca em uma creche.

Os incidentes relacionados a armas levaram a pedidos crescentes de maior controle de armas. Mas medidas concretas ainda não foram implementadas. As pessoas estão atentas para ver o que o novo governo fará para garantir que outro incidente não ocorra novamente.